sábado, 19 de janeiro de 2008

B. O Olho Deve Ser Simples

Há muitos lugares na Bíblia que falam distintivamente da luz. Em Mateus 6, o Senhor Jesus fala da luz do coração: “A lâmpada do corpo é o olho” (v.22). Note como o Senhor não se refere ao olho como sendo a luz do corpo, mas apenas como a lâmpada do corpo. Pois a luz pertence a Deus, ao passo que a lâmpada pertence a nós. A luz está na palavra de Deus, mas a lâmpada está em nós. A lâmpada é onde nós obtemos a luz. em outras palavras, a lâmpada é onde Deus põe a Sua luz e, assim, é o lugar onde tanto recebemos como liberamos a luz. A fim de ter o brilho da palavra de Deus sobre nós, é necessário que tenhamos a lâmpada no corpo. Agora, essa lâmpada é nosso olho, e “se, portanto, teu olho for simples, todo teu corpo será cheio de luz. Mas, se teu olho for mal, todo teu corpo será cheio de trevas” (vv.22,23). Para ter nosso corpo cheio de luz, uma condição nos é dita pelo Senhor, a saber, que nosso olho deve ser simples.

O que quer dizer simplicidade do olho? Embora tenhamos dois olhos, o foco é um; pois os dois olhos olham para a mesma direção simultaneamente. Suponha que uma pessoa tenha um problema no olho. Em vez de serem simples, os dois olhos produzem dois focos, consequentemente vendo duas coisas ao mesmo tempo, mas nem vendo claramente. Para que os olhos vejam qualquer coisa acuradamente não deve haver nada além de um foco, nunca dois. Para que se receba luz, a questão de o olho poder ou não ver é tão problemática quanto a presença ou não de luz. Não haverá luz se não recebermos graça e misericórdia; mas a luz já está em nós se recebemos graça e misericórdia. Então, a nossa dificuldade agora não diz respeito à luz, mas aos olhos. Se os olhos são maus, a luz não se manifestará. Infelizmente, os olhos de muitos não são simples; eles vêem duas coisas em vez de uma, ou vêem uma coisa em vez de duas. Como conseqüência, ou a luz é indistinta nas suas vidas, ou eles estão em total escuridão.

“Nenhum homem pode servir a dois senhores: ou ele vai odiar a um, e amar o outro; ou ele vai honrar a um, e desprezar o outro” (v.24). A razão por que muitos não podem ver a luz é os seus olhos sendo maus, que por sua vez é devido à sua falta de consagração diante de Deus. O que é consagração? Consagração significa: Eu servirei somente ao Senhor. Um homem não pode servir a dois senhores. Se ele respeita a um, ele desprezará o outro. Se ele odeia um, ele vai amar o outro. É absolutamente impossível servir bem a dois mestres. Não há maneira de equilibrar a balança. Ninguém pode servir ao Senhor de um lado e servir a mamom de outro. Mais cedo ou mais tarde aquele que serve a dois mestres se encontrará em um dilema. E ele finalmente vai amar a um e odiar o outro. Se uma pessoa não se consagra totalmente ao Senhor, ela vai estar servindo totalmente a mamom. O Senhor insiste que os olhos devem ser simples, significando que nosso serviço e nossa consagração devem ser simples. A simplicidade dos olhos de um homem se expressa na simplicidade de seu serviço.

Possa Deus capacitar-nos a ver este princípio básico: se desejamos estudar a Bíblia, entender seu ensino e adquirir a revelação que está nela, nós temos uma responsabilidade diante do Senhor, a saber, que devemos nos consagrar absolutamente e inteiramente ao Senhor. Então estaremos aptos para ver a luz nas Escrituras. Onde quer que nossa consagração comece a ficar duvidosa, nossa visão começa a ficar turva. Se nossa visão se torna anevoada, nossa consagração deve estar falha. Possamos nós inteiramente aprender que um homem não pode não pode servir a dois mestres.

O outro mestre é chamado mamom. Esse termo representa riqueza ou abundância. Como a luz da Bíblia é prejudicada por mamom! Devido ao véu que é colocado por mamom, muitos não podem ver a luz na Bíblia. Eles não vêem a verdade da Palavra porque têm esse problema de mamom neles. Eles não se negarão a perseguir a riqueza quando encontrarem a verdade em conflito com seu ganho pessoal. Se as pessoas pudessem deixar de lado seu ganho ou perda pessoais e perseguir a verdade a qualquer custo; eles poderiam conhecer a Bíblia bem naturalmente. Mas, devido ao problema de mamom permanecer não resolvido, muitos têm comprometido o ensinamento da Bíblia. Se os Cristãos tivessem resolvido o problema de mamom, o número dos que obedecem a Deus seria grandemente aumentado.

Por isso, então, precisamos levar este aviso ao coração, pois o momento em que nos tornarmos descuidados e nos importarmos um pouco pelo nosso próprio ganho egoísta, a luz de Deus será imediatamente coberta por um véu. A fim de ver a luz, nós devemos não servir a mamom. Não podemos ter dois interesses – nosso próprio e o de Deus. Só podemos considerar um interesse, o de Deus. Se intrometermos o nosso próprio interesse, teremos instantaneamente dois mestres, e nossos olhos não serão simples. A mente dupla não é capaz de conhecer a Bíblia; aquele que deseja preservar seu próprio interesse é automaticamente desqualificado. Apenas os de olho simples podem verdadeiramente estudar a Bíblia.

Como nosso olhos podem ser simples? “Onde está teu tesouro, ali também estará teu coração” (V.21). isso é um tanto singular: que se pudermos controlar mamom, seremos ajudados em ver de prejudicados por ele. Nosso coração naturalmente ama a mamom. É um tanto difícil para nós inclinar nosso coração para Deus e não para o ganho. Se pudermos controlar nossa riqueza, poderemos controlar também nosso coração. Nós devemos, então, aprendera mandar embora nosso tesouro. Pois o Senhor diz aqui que “onde está teu tesouro, ali também estará teu coração.” Quando alguém despacha seu tesouro para o lado do Senhor, seu coração vai simplesmente gravitar para o Senhor de forma natural. Enviando seu tesouro para o céu, o crente envia seu coração para o céu também. Onde nosso tesouro está, lá estará nosso coração. Então, rendendo tudo a Deus, nosso coração espontaneamente vai todo para Ele. E, assim, nossos olhos podem ser simples.

Para podermos entender a Bíblia, precisamos ter uma perfeita consagração. Como pode nosso coração ser inclinado para Deus se não há consagração? A consagração produz uma ação especial; a saber, envia seu coração todo para Deus. Quando consagramos nosso todo para Ele, nosso coração não pode fazer nada a não ser ir para Ele, porque nosso tesouro já foi despachado lá. Duas diferentes situações podem acontecer na consagração: o coração de uma pessoa pode ir primeiro, enquanto o coração de uma pessoa pode seguir depois. Alguns são movidos nos seus corações antes de se consagrarem, enquanto outros se consagram e então são movidos em seu coração. Não importa a condição do nosso coração, consagremos-nos. Enviemos as coisas com que estamos mais relutantes em romper. No nome do Senhor, deixe-a ser despachada aos necessitados. À medida que as mandamos embora, nosso coração irá para o lado do Senhor. Quando todas as coisas tiverem sido enviadas para Seu lado, nossos olhos espontaneamente se tornarão simples.

À medida que nossos olhos se tornam simples, eles começam a ver claramente e são então capacitados a ser iluminados. “Todo teu corpo”, diz o Senhor, “será cheio de luz” (v.22). O que significa ter o corpo cheio de luz? significa ter luz suficiente para ensinar nossos pés a andar, nossas mãos a trabalhar, nossa mente a pensar. Em outras palavras, temos luz em todos os lados. A luz fluirá em nossa emoção, nossa vontade, nossa mente, nosso amor, nosso caminhar, e nosso caminho. Nenhuma área a nosso respeito permanece encoberta se nossos olhos forem simples.

Nós temos declarado que apenas os espirituais podem estudar a Bíblia. Nós agora vamos adicionar que apenas os consagrados podem conhecer a Bíblia. Exceto se a pessoa é consagrada, ela nunca poderá estudar a Palavra bem. Quando ela as Escrituras, ela encontrará esta ou aquela área onde ainda não consagrou, e as trevas estarão sobre ela. À medida que lê, ela será confrontada com mais áreas não consagradas e mais escuridão. Com as escuridão sobre ela, ela é incapaz de obter qualquer coisa de Deus. E, assim, compete a ela ser absoluta perante Deus. Ela não pode servir a Deus por um lado e, por outro lado, esperar seguir seu próprio caminho. Alguém pode dizer: Eu realmente quero conhecer a vontade Deus, mas eu apenas não sei o que a Bíblia ensina sobre esse assunto. Isso é uma desculpa; isso não é verdade. Ele não sabe por que ele não deseja ir para o caminho de Deus. Se ele realmente deseja trilhar a vereda do Senhor, ele verá o caminho marcado claramente diante dele. Somente um tipo de pessoa não é clara – aqueles cujos olhos não são simples.

Nenhum comentário: