sábado, 31 de maio de 2008

3. Dois métodos de treinamento

A fim de treinar nosso pensamento, devemos adotar ambos os métodos a seguir.
Primeiro método- Separe o texto e a explicação. Ao pesquisar o Novo Testamento, podemos tentar pôr todas as explicações do Espírito Santo dentro de colchetes. Tudo o que está entre colchetes são ramos, enquanto que o que está fora são as hastes principais. Através do material “sem-colchetes”, podemos rapidamente descobrir o pensamento principal.

Vamos tentar este método em Romanos. “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser um apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (1.1). Isso é distintivamente a palavra introdutória ao livro de Romanos. “O qual ele prometeu através de seus profetas nas santas Escrituras, a respeito de seu Filho, que nasceu da semente de Davi de segundo a carne, que foi declarado filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos; Cristo Jesus, nosso Senhor” (1.2-4). Isso é para explicar o evangelho; e, assim, isso é a ramificação. Podemos pôr esses três versos em colchetes. “Por quem recebemos graça e apostolado, pela obediência da fé entre todas as nações, pelo seu nome” (1.5). Esse é o texto. Se estudamos todo o livro de Romanos dessa forma, poderemos ver o pensamento principal nesta carta.

No começo, não procure a explicação. Separe o texto primeiro e então estude a explicação. Descubra o pensamento principal do Espírito Santo e adicione a ele a explicação posteriormente O que é o evangelho? “Que ele [Deus] prometeu através de seus profetas nas santas Escrituras.” Deus primeiro profetiza do evangelho antes de enviar o Senhor Jesus para realizá-lo. Na realização do evangelho, há duas partes: a da carne e a do espírito: uma é a vida do Filho de Maria na terra e a outra é vida do Filho de Deus no céu. Os quatro Evangelhos estão na parte carnal, enquanto que as Epístolas falam da parte espiritual. Então, quando lemos, podemos conectar o verso 5 com o verso 1, deixando os versos 2-4 para um estudo posterior. Sempre leia o pensamento principal primeiro e então leia a explicação; e dessa forma entraremos no pensamento original do apóstolo. Toda a Bíblia, especialmente as Epístolas, deveria ser lida dessa maneira. Cada servo de Deus deve saber qual é o pensamento principal ou o tema de cada livro e qual é sua explicação. Esse é o primeiro passo a tomar.

Qual é a vantagem de tomar esse primeiro passo? Ele ajuda-nos a ver em uma certa passagem quantas são as verdades principais e quantas são suas explicações. Quando nos levantamos para ser ministros da palavra de Deus, devemos dar pensamentos principais junto com explicações. Embora, como ministros de Deus, nunca seremos iguais aos primeiros apóstolos em sua perfeição e profundidade, o mesmo princípio nos governa. Assim que separamos o texto na Escritura de sua explicação, imediatamente observamos um maravilhoso fato: que a quantidade e grau de explicação dada na Bíblia são exatamente certos. Nos curvaremos e louvaremos ao Senhor, dizendo, Quão perfeita é Tua palavra! Ao dar uma mensagem, quão facilmente nossas palavras tornam-se fracas e elementares se usamos muitas explicações e ilustrações. Notemos a forma como a explicação é dada na Bíblia. Palavras de explicação não deveriam ser usadas profusamente; explique apenas quando as pessoas não entendem. A explicação é para fazer a pessoas entenderem, por isso não deve ser usada demais. Quão balanceada é a foram como as Sagradas Escrituras são escritas!

Segundo método- Devemos tentar reescrever o texto com nossas próprias palavras; parafraseá-lo com palavras que nós mesmo consideramos facilmente inteligíveis. Por exemplo, Romanos 1.1, 5 e 6 são o texto. Essas palavras foram escritas por Paulo. Agora, depois de ter compreendido o pensamento de Paulo, devemos tentar pôr em nossas próprias palavras. Comece escrevendo apenas o texto, não a explicação entre parênteses. Isso é semelhante a escrever em nossas próprias palavras qualquer história que nos é contada pelo nosso professor depois de haver compreendido. Ao parafrasear as Escrituras, devemos ser o mais possivelmente objetivos, ou seja, reescrevendo passagens de acordo com seu sentido original, sem adicionar nosso próprio pensamento. Precisamos treinar a nós mesmos para seguir o pensamento do Espírito Santo, unindo nosso pensamento com o Seu.

Sem dúvida, podemos cometer erros ao parafrasear as Escrituras. Depois de muitas vezes de correção, no entanto, podemos um dia ser mais precisos nesse trabalho. Se uma pessoa pode aprender dessa maneira, ela pode mais facilmente entender a palavra de Deus. O que é essencial é pôr-se completamente de lado. Nós falharemos se formos orgulhosos ou subjetivos. Devemos aprender a ser objetivos, humildes e submissos. O pensamento do humilde e submisso naturalmente seguirá o pensamento do Espírito Santo. Cada um que estuda as Escrituras deve aprender essa lição.

Nenhum comentário: