sábado, 31 de maio de 2008

Três Entradas

Para estudar a Bíblia bem, devemos também penetrar em três coisas do Espírito Santo. Especialmente no estudo do Novo Testamento, essas três coisas são bem manifestas.

Primeiro. O Santo Espírito deseja que entremos no Seu pensamento. Para entender a palavra do Espírito Santo, nosso pensamento deve fundir-se com o pensamento do Espírito Santo. Isso é particularmente importante no entendimento do Novo Testamento.

Segundo. O Santo Espírito insere muitos fatos básicos na Bíblia para que entremos neles. Se falhamos em penetrar estes fatos, não temos outra maneira de conhecer a palavra de Deus. Particularmente nos quatro Evangelhos e nos Atos, o Santo Espírito deseja que entremos nesses fatos prevalecentes.

E terceiro. O Santo Espírito quer que entremos no espírito do que foi escrito. Em muitos lugares, nós precisamos não apenas penetrar o pensamento, mas também no espírito daquele pensamento; não apenas o fato, mas também o espírito daquele fato. Isso é evidente nos Evangelhos, nos Atos e nas Epístolas.

As três coisas acima devem ser penetradas por cada leitor da Bíblia. Quem, então, senão os instruídos e os disciplinados pode entrar nelas? Agora, como essas três questões são ainda concernentes ao problema do homem – de ser apropriadamente treinado – nós a discutimos aqui em vez de as listarmos na próxima seção que trata dos métodos do estudo da Bíblia.

Vejamos, então, como podemos penetrar essas três coisas do Espírito Santo.

Nenhum comentário: