segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

C. A Obediência Deve Ser Persistente

De acordo com nossa obediência, Deus nos dará a revelação da verdade da Bíblia. A medida da nossa obediência diante de Deus determina a quantidade de luz que recebemos. Se obedecermos a Deus persistentemente, veremos continuamente. Sem consagração, não pode haver visão; sem obediência persistente, não haverá crescimento na visão. Caso nossa consagração seja menos absoluta, nossa iluminação será também menos completa; se nossa consagração é muito geral, nossa iluminação não pode ser mais específica. Então, o problema básico está na consagração. Aquele que não conhece a consagração não tem jeito de conhecer a Bíblia. Para ver continuamente, o consagrado deve ter não apenas aquela consagração básica, mas também uma obediência persistente. O grau de iluminação depende da obediência que a pessoa tem depois da consagração. Ver plenamente demanda perfeita obediência.

Vamos prestar atenção especial à palavra do Senhor Jesus: “Se alguém desejar fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” (João 7.17). Se qualquer homem deseja fazer a vontade de Deus, ele saberá. Em outras palavras, a obediência é a condição para o conhecer. Desejo para fazer a vontade de Deus é a condição para conhecer a vontade de Deus. É completamente impossível conhecer o ensinamento de Deus sem intencionar fazer a vontade de Deus. Conhecer a doutrina de Deus requer o desejo para fazer a Sua vontade. Desejar é uma questão de atitude. Deus gosta que tenhamos a atitude da obediência. Quando ela é presente em nós, o ensinamento de Deus se tornará claro para nós. Em vez de ficar sempre perguntando o que a Bíblia ensina, perguntemos-nos se estamos desejosos de ouvir a palavra do Senhor. O problema está na nossa atitude, não na doutrina das Escrituras. A manifestação ou não da Bíblia oscila grandemente sobre a nossa atitude, enquanto que Deus é responsável por Seu ensinamento. Se nossa atitude é correta, Deus imediatamente nos revelará Sua palavra. E, a cada outra obediência instantânea com outra atitude correta, teremos outra revelação de Deus. Com a atitude certa vem a revelação; com a obediência àquela revelação vem mais uma atitude correta e outra revelação.

Muitos professam que têm visto as verdades na Bíblia, embora somente aqueles que desejam fazer a vontade Deus podem vê-las. Esse “desejo de fazer a vontade de Deus” é o resultado da obra persistente do Senhor em nós. Não pense que não custa nada ver a luz. Cada visão é tanto preciosa como custosa. Às vezes, temos que ser levados por Deus a passar por severas experiências antes de poder ver uma única coisa. A vida de Deus frequentemente vem a nós através da reflexão; ou seja, ela brilhará em uma área e será refletida em uma outra área. Muito da luz de Deus é refletiva por natureza. Recebendo a luz nesta parte, podemos ver a luz em outra parte. Mais luz aqui nos garantirá mais visão lá. Se formos desobedientes em um dos testes, cedo perderemos a revelação. Ver a luz de Deus claramente posteriormente requer que a vejamos de várias direções. Quanto mais desejosos estivermos de pagar o preço em todas as ocasiões, maior será a luz que poderemos ver. Nossa obediência levará a outra obediência, que por sua vez trará mais obediência. Uma luz induzirá outra luz, e assim por diante. Todas as ordens de Deus têm propósito. Onde quer que percamos duas ou três obediências, nós invariavelmente sofreremos perda perante Ele.
Onde e quando quer que falharmos, a causa pode ser um defeito na consagração, não importando o quão consagrados e obedientes pensemos que somos. A falha em ver só pode ser atribuída aos nossos olhos defeituosos. Deus nunca pode ser falto em luz, mas Ele pode se recusar a falar se notar alguma falta de desejo em nós. Ele nunca coage as pessoas, nem irá Ele revelar Suas palavras de maneira barata. O Espírito Santo parece ser bastante tímido, pois Ele se retira no instante em que encontra hesitação da nossa parte. Deus não dará luz a alguém cuja consagração é defeituosa. Portanto, fracasso no entendimento da Bíblia não é um problema pequeno; ele revela um defeito na consagração. O ungüento espiritual para os olhos deve ser comprado por preço; não é dado gratuitamente. Todas as visões são custosas, nenhuma é concedida de forma barata.

Nenhum comentário: