sábado, 19 de janeiro de 2008

A. O Coração Deve Ser Aberto

A Bíblia é a palavra de Deus. É cheia da luz de Deus. Essa luz ilumina todos os corações que estão abertos para Ele. “Mas todos nós, com o rosto desvendado contemplando a face do Senhor” (2 Cor. 3.18). contemplar o Senhor com o rosto desvendado é uma condição básica para ser iluminado pela glória. Se alguém se aproximar do Senhor com um véu no rosto, como pode esperar que a glória do Senhor brilhe sobre ele? A luz de Deus brilha somente sobre aqueles que são abertos a Ele. A menos que alguém esteja aberto para Deus, ele não pode obter Sua luz. O problema está em estar fechado para Deus. Seu espírito, seu coração, sua vontade, e sua mente estão todos fechados para Deus, e assim ele não terá a luz da Bíblia brilhando sobre ele.

É como o sol que, sendo tão cheio de luz, existe para iluminar o mundo habitado; mas se nos assentarmos em casa com todas as portas e janelas fechadas, sua luz não pode entrar e brilhar sobre nós. A dificuldade não está com a luz, mas com a pessoa. A luz pode apenas iluminar aquele que estão apenas para ela. Agora, se isso é assim para a luz física, é igualmente verdade com a luz espiritual. Sempre que fechamo-nos, a luz é impedida de chegar até nós. Alguns crentes são pessoas fechadas para Deus, e por isso eles nunca verão a Sua luz. Em vez de simplesmente gastarmos algum tempo lendo, vamos também examinar a nós mesmos se somos realmente abertos a Deus. Se a nossa face está sob um véu, a glória do Senhor não é capaz de nos iluminar. Se nosso coração não é aberto a Deus, como pode Ele nos dar luz?

A luz tem sua lei precisa. Ela ilumina todos que estão abertos a ela. A medida da abertura determina a quantidade de iluminação. Mesmo que fechemos todas as portas e janelas de uma sala, a luz física ainda penetrará em alguma medida, caso haja algumas frestas. Consequentemente, não é difícil receber luz. Simplesmente siga essa lei da abertura, e você terá luz. Da mesma forma, se essa lei da abertura for violada então não pode absolutamente haver luz. Aquele que é fechado para Deus não pode ser uma pessoa que conhece a Bíblia, independentemente de quanta pesquisa ele faça ou quão longamente ele ore. É extremamente duro para qualquer um esperar iluminação com um coração fechado. A luz de Deus não é dada incondicionalmente ao homem. Para um homem obter luz de Deus, ele deve cumprir esta condição.

Embora todos os filhos de Deus tenham a mesma Bíblia, a iluminação que eles recebem dela varia grandemente. Alguns parecem não ter qualquer entendimento da Bíblia, alguns recebem um pouco de luz, enquanto ainda outros a encontram cheia de luz. a razão para tal variação está nos leitores. A luz de Deus permanece a mesma, mas as próprias pessoas não são as mesmas. Algumas são abertas a Deus, então elas são capazes de entender a Bíblia; mas outras são fechadas para Deus, e assim elas não podem entender. O fechamento de algumas pessoas é completo, portanto a sua escuridão é igualmente total; enquanto o fechamento de outros é parcial, e consequentemente a luz que eles recebem é parcial. Seja qual for o grau de incapacidade para ver – seja grande ou pequeno, pleno ou parcial – tudo isso é prova da escuridão dentro de nós. Nunca pense por um momento que estudar a Bíblia bem ou não é uma questão insignificante. Se uma pessoa não estuda a Bíblia bem, isso indica um fato – esse homem vive nas trevas! Quão sério é para uma pessoa não poder entender a palavra de Deus e ver a luz que está nela.

Uma questão pode ser feita, O que exatamente significa estar aberto para Deus? Essa abertura deve vir de uma consagração incondicional e sem reservas. Ser aberto para Deus não é uma atitude temporária; é uma característica permanente perante Ele. Não é ocasional, é contínua. Se a consagração de alguém a Deus é perfeita e absoluta, sua atitude para com Deus será naturalmente sem reservas e nada nele é fechado para Deus. Qualquer indicação de fechamento apenas aponta para a imperfeição da consagração de alguém. Toda a escuridão vem do fechamento, e todo fechamento vem da falta de consagração. Onde quer que falte consagração, há um lugar de reserva. Onde alguém é incapaz de render-se a Deus, ali ele deve se defender; e naquela área ele não tem caminho para a verdade da Bíblia. Pois, quando vem a esta área, ele vai ficar circulando e circulando ao redor dela. Em suma, a escuridão vem do fechamento, e o fechamento vem da falta de consagração.

Nenhum comentário: