segunda-feira, 2 de junho de 2008

1. Impressão do Fato

O segundo item que o Espírito Santo nos demanda quando lemos a Bíblia é que tenhamos impressão do fato. A Bíblia não é totalmente doutrina, uma vez que muitas de suas partes lidam com fatos, histórias e estórias. O Espírito Santo, através desses fatos e histórias e estórias, espera produzir uma impressão em nós, sendo para Ele bem fácil nos falar a palavra de Deus dessa forma. Se a palavra de Deus falha em criar uma impressão, ela se esvairá de nós sem deixar nenhum efeito esperado.

A impressão mencionada aqui não se refere a uma familiaridade com qualquer história que seja, mas com uma imagem definida que emerge da característica da história. Cada evento registrado na Bíblia tem sua característica. Se falharmos em reconhecer esse aspecto em especial, não seremos capazes de entender a palavra de Deus. Pode se assemelhar a um contrato que é efetivo não com qualquer selo, mas somente com o selo certo. Assim, a impressão aqui discutida enfoca mais a característica do que os conteúdos de qualquer evento. Descobrindo essa característica, poderemos ouvir o que Deus especialmente deseja dizer naquela ocasião em particular. É possível lembrar uma coisa, e até mesmo relacioná-la, e ainda assim perder sua distinção, falhando assim em entender a palavra de Deus. No Novo Testamento são encontradas as Epístolas e o Apocalipse assim como os Evangelhos e os Atos. Enquanto lemos as Epístolas, precisamos entrar no pensamento do Espírito Santo; quando lemos os quatro Evangelhos e os Atos, precisamos ter um coração que o Espírito Santo possa impressionar com fatos, levando-nos a perceber a diferença entre esse e outros fatos, conhecendo assim a distinção de cada fato.

Ser impressionado com uma impressão é como tirar uma fotografia. Há muitas décadas atrás, uma polegada de filme fotográfico era coberta por dezenas de milhares de minúsculas partículas de brometo de prata, de forma que a fotografia reproduzida não era muito atraente devido a esses pontos escuros. Mais tarde, um grande melhoramento fez com que não houvesse mais pontos escuros na foto. Já que uma polegada de filme é coberta por muitos milhões de partículas de brometo de prata, a impressão tornou-se clara e distinta. De forma semelhante, quanto mais delicados e sensíveis somos interiormente, mais clara as impressões que recebemos; mas quanto menos refinados somos interiormente, menos impressões obtemos. Se o coração e o espírito de uma pessoa estão abertos a Deus, sua sensibilidade se desenvolverá a tal nível que, qualquer que seja o fato que o Espírito Santo passe perto dele, a impressão que ele recebe será afiada e profunda. Uma pessoa espiritualmente delicada e sensível verá pelo menos duas coisas: primeiro, ela naturalmente notará a ênfase que Deus deseja revelar em Sua palavra; e segundo, ela poderá detectar a diferença entre o que Deus quer falar em um fato particular daquilo que Ele quer falar no resto.

Todos os espiritualmente obtusos falham em apreciar a fineza da palavra de Deus. Para que a palavra de Deus deixe neles uma impressão indelével, eles devem se guardar em humildade e em extrema sensibilidade. Assim, eles alcançarão os pontos finos assim como o esboço da palavra.

Nenhum comentário: