sábado, 31 de maio de 2008

1. Unir-se com o pensamento do Espírito Santo

Um estudante da Bíblia deve ser uma pessoa objetiva; ele não deve confiar no seu próprio pensamento. O Espírito Santo tem um pensamento; o pensamento do homem precisa entrar no Seu pensamento e se fundir com ele. Quando o Espírito Santo pensa, eu penso. Pode ser semelhante a um rio, do qual o Espírito Santo é a corrente principal e eu sou um afluente. O Espírito Santo é como uma grande corrente, e eu como uma pequena corrente. A água da pequena corrente e a água da corrente grande se unem e fluem juntas. Se a corrente flui para leste, a pequena corrente também flui para leste. Apesar da pequenez da corrente menor, ela alcançará o vasto oceano se fluir com a grande corrente.

A ênfase na Bíblia varia: às vezes enfoca o fato, às vezes o espírito, mas às vezes enfoca o pensamento. Seja qual for a ênfase, todos os três elementos estão sempre presentes. No momento em que o pensamento prevalece, estarão presentes também o espírito e o fato, e assim por diante. Agora, quando encontramos o pensamento do Espírito Santo, nós devemos ser objetivos assim como capazes de seguir Seu pensamento. Eles podem forçar a si mesmos para pensar de acordo com o Espírito Santo por dez minutos, mas então seu próprio pensamento automaticamente toma conta. Tais pessoas subjetivas são incapazes de estudar a Bíblia. O tratamento da pessoa é, portanto, uma das condições básicas para o estudo da palavra de Deus.

Ao ler as Escrituras, a pessoa deve usar a mente; mas seu pensamento e o pensamento do Espírito Santo devem seguir a mesma linha e a mesma direção. Onde quer que o Espírito Santo vá, lá eu vou. Descubra qual é a tendência do Seu pensamento neste livro, capítulo, passagem ou sentença. Siga-O com singeleza de mente. Descubra o que o Espírito Santo diz, o que Ele pensa, qual é Seu pensamento principal e também Seu pensamento secundário. Ao ler uma passagem da Bíblia, a primeira questão a ser feita é: Qual era a intenção original do Espírito Santo ao escrever essa passagem? Se somos ignorantes quanto à intenção do Espírito Santo, nós podemos no futuro citar erradamente a Escritura. Não é o suficiente apenas ler a letra da Bíblia, memorizando-a e conhecendo alguns significados fragmentados sobre ela. Estudar a Bíblia é estudar os pensamentos do Espírito Santo através de Paulo, Pedro, João e outros quando falam ou lêem. E o entendimento vem apenas quando o pensamento do homem e o do Espírito Santo se unem em um só.

Há uma história de um crente que propositalmente viajou do Egito para a Palestina seguindo as quarenta e quatro estações que os filhos de Israel uma vez viajaram. Ele desviava onde quer que eles houvessem desviado. Seguindo esse curso fielmente, ele finalmente chegou à Palestina. Mais tarde, ele escreveu um livro contando sobre como ele viajou. Seu curso não foi decidido por ele mesmo, ele estava apenas seguindo as pegadas de Moisés. Isso é exatamente como deveríamos estudar a Bíblia: não deveríamos decidir nosso próprio curso; em vez disso, devemos seguir o Espírito Santo. Quando Paulo vai a Jerusalém, nós também vamos a Jerusalém. Onde quer que estejam seu sentimento e pensamento, devemos também sentir e pensar da mesma forma. Não devemos ter um caminho independente; devemos seguir o caminho estabelecido pelo escritores da Bíblia, seguindo o caminho do Espírito Santo. Os leitores de hoje devem pensar o que os escritores do passado pensaram. Os leitores da Bíblia devem ser movidos pelo Espírito Santo a pensar na mesma freqüência que os escritores da Bíblia foram movidos a pensar. Se o nosso pensamento for capaz de seguir o pensamento original do Espírito Santo, entenderemos o que a Bíblia diz.

Nenhum comentário: